Pular para o conteúdo principal

A aboboreira


Como não me lembrar da lição aprendida por Jonas, instalado no lado leste de Nínive, a cidade que seria alvo do juízo divino? Deus sonhara um grande futuro para os ninivitas. No entanto, o povo se afastou dele e praticou as piores desgraças. Jonas deveria ser o mensageiro do iminente juízo divino. E assim foi. Jonas pregou naquela cidade, do tamanho de três dias de caminhada. E os homens creram. Até mesmo o rei decretou jejum de alimento e água para todo o povo e para os animais. Ele e os súditos vestiram-se de saco e cinzas e arrependeram-se, para surpresa e fúria de Jonas, que ficou inconformado de ser visto como um profeta de palavra duvidosa. Quis morrer. Sim, Deus se arrependeu do mal que Jonas anunciara. O profeta, por sua vez, desejando presenciar do lado de fora o castigo de Deus ao povo, fez uma cabana e ali esperou, quem sabe, cair fogo do céu. Não veio o fogo. O calor dali se intensificou e ele quis novamente morrer. Deus fez com que uma aboboreira nascesse e lhe desse sombra por algumas horas, mas secou-se depois que Ele também permitiu que um bicho a devorasse. Frustradíssimo com a morte da aboboreira, o profeta reclamou pra Deus, pois o calor voltou a incomodá-lo, complicando tudo por ali.
“Você teve compaixão dessa aboboreira que nem plantou, nem cuidou?" Deus o questionou.  "Como eu não teria compaixão de um povo, de 120 mil pessoas e seus rebanhos que nem sabem distinguir entre a mão direita e a esquerda mas se arrependeram de seus maus caminhos?" argumentou o Senhor, fazendo-o pensar. 
Assim é nosso Pai: "compassivo, misericordioso, longânimo, grande em benignidade, e que se arrepende do mal" como o próprio Jonas declarara. ( Jonas 4:2) Infelizmente, apenas soubera disso de modo intelectual. Agora o profeta experimentava como coadjuvante, numa missão de salvação de todo o povo.

Plantei várias aboboreiras para ter sombra na porta da cozinha no próximo verão.
Uma delas, linda!  Vicejante, a mais promissora. Subiu pela rede com poderosas gavinhas, estendeu-se por vários metros,  prometeu muitas aboborazinhas,  MAS, rendeu-se a uma praga que se espalhou terrivelmente em poucos dias, comprometendo folhas, gavinhas, novos brotos e outras plantas. 
Foi preciso extirpá-la, como tudo na vida que sobrevive pela auto-suficiência, como tudo que se afasta do círculo da boa terra, da terna disciplina e paternais cuidados do amor de um Deus Criador. 
Nessa outra história, simbolicamente, seria EU a atriz principal?

Estou sem sombra para a cozinha, mas livre da ameaçadora praga. Duas histórias. Juízos distintos.


(Cf. Bíblia Sagrada.  Jonas 3 e 4.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Bordo de uma estudante missionária em Hokkaido: Dia 9 (domingo, décima postagem)

Hoje, domingo, foi o dia que mais casas e apartamentos visitei: 189. Mas note que, desses 189, só realmente conversei com 39 pessoas. É quase um quinto do total. E desses 39 encontros, vendi 15 livros. Mas pra conseguir ir às 189 casas, tive que correr, e muito! Numas dessas corridas, tropecei numa escada e cai. Depois a batida ficou inchada e roxa, um hematoma. Então coloquei o remédio que minha mãe me deu, um tipo de grande adesivo. Muito útil. Usei nas minhas costas doloridas no primeiro dia e agora. Hoje também foi o meu recorde de dinheiro. Houve muitas pessoas que não queriam livros e só me deram dinheiro, apesar de insistir que era um presente. Fiquei triste porque essas pessoas não se dão conta de que não é uma questão de dinheiro, embora isso seja uma parte. É sobre elas lerem o livro. Depois contei isso pra Yoriko-san. Ela me orientou que, na próxima vez, é pra responder que  ficaria feliz se eles aceitassem o livro. Iriam me ajudar também se aceitasse

O que é um Centro de Influência?

http://www.adventistas.org/pt/missaoglobal/projeto/centros-de-influencias/ Centros urbanos holísticos que servem para ajudar a satisfazer as necessidades da comunidade. Ellen White conjeturava os centros de ministério que incluiriam instrução no estilo de vida, centros de tratamento, salas de leitura, restaurantes, colportagem, palestras, instrução a respeito de como preparar alimentos saudáveis, etc. Hoje os Centros de Influência podem ter aspecto diferente e oferecer serviços e ministérios diferentes, mas o princípio permanece o mesmo conectar-se às necessidades das pessoas. Ao fazer isso, eles estão modelando a abordagem de Jesus. Ellen White resume isso em cinco passos: O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia. Ministrava-lhes às necessidades. Granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” (A Ciência do Bom Viver, p. 143).  Princípios do ministério de um Centro de Influência: Não ser precon

4 Vídeos de 1 minuto: "Igreja Acolhedora" Parte 1

 A importância do trato pessoal e prático https://www.youtube.com/watch?v=xqDF95fC5KA&feature=youtu.be Quem é amigo da igreja https://www.youtube.com/watch?v=4DCSoG2N-3Q&feature=youtu.be Atender e tratar https://www.youtube.com/watch?v=I3mQhGNuIFM A hora da verdade https://www.youtube.com/watch?v=6w6xPMZnE6c