Pular para o conteúdo principal

Tradução da matéria jornalística publicada na Revista Adventist Mission All Japan 2018 Maranatha



 Tradução da matéria que foi ao ar hoje na edição on line da Revista Adventist Mission, órgão oficial da Igreja Adventista do 7o Dia. 
<Legenda da foto> 
Pessoas reunidas no Centro Cristão de Tokai, uma igreja financiada pelo décimo terceiro sábado e “centro urbano de influência”, em Kakegawa, Japão. (Todas as fotos: Andrew McChesney / Missão Adventista) 

 <Título e subtítulo> 
Brasileiros treinam num antigo centro 
de entretenimento de karaokê 
como evangelizar o Japão.
 
Uma igreja financiada pelo décimo 
terceiro sábado ensina os 
imigrantes a se aproximarem do povo 
japonês.


Um antigo centro de entretenimento karaokê no Japão se transformou em uma igreja adventista do sétimo dia por meio de uma oferta do 13o. sábado de 2015 e está equipando os imigrantes brasileiros para proclamar a vinda de Jesus ao povo japonês.

A Igreja de língua portuguesa, o Centro Cristão Tokai, abriu as portas em dezembro de 2017 em Kakegawa, uma cidade localizada em uma região central do Japão, habitada por dezenas de brasileiros que trabalham para a montadora Toyota e suas subsidiárias.

Além de oferecer aos brasileiros e a outros locais um lugar para adorar, a igreja é um “centro urbano de influência” que espera fazer incursões em um país desafiador, onde apenas 0,7% da população é cristã.

“Primeiro, queremos alcançar os imigrantes brasileiros e depois, através deles, alcançar os japoneses”, disse o pastor da igreja, Guenji Imayuki, um missionário de São Paulo, que trabalha em Kakegawa há três anos.

Ele disse que uma segunda geração de imigrantes brasileiros que falam japonês fluentemente está amadurecendo e, com o poder do Espírito Santo, poderia abrir igrejas em todo o Japão.

"Temos muitos outros lugares potenciais para plantar igrejas", disse ele.
Estima-se que 250 mil falantes de português vivam no Japão. Não está claro quantos deles são adventistas, mas o Centro Cristão Tokai tem 60 membros. Cerca de 15.000 adventistas vivem no Japão, um país de 127 milhões de habitantes.

A visão da igreja de Tokai tem forte apoio de Masumi Shimada, presidente da Japan Union Conference. Ele disse que igrejas internacionais como o Centro Cristão Tokai podem atrair o povo japonês de uma maneira que muitas igrejas adventistas tradicionais japonesas não podem.

"Às vezes é mais fácil para um estrangeiro se aproximar de um japonês com o evangelho do que para um japonês se aproximar de outro japonês", disse ele.

As igrejas japonesas tendem a ser vistas pelos visitantes de primeira viagem como “muito sérias”, “escuras” e “pesadas”, enquanto as igrejas internacionais são vistas como fáceis, calorosas e amigáveis, disse ele.

Seu sonho é que um brasileiro de segunda geração, que cresceu no Japão, decida se tornar pastor e evangelizar o povo japonês.

Isso pode acontecer pela influência do Tokai Christian Center, uma estrutura de dois andares que já abrigou uma ampla galeria de videogame no térreo e vários quartos para festas de karaokê no segundo nível. Uma oferta do 13O. sábado de 2015 ajudou a comprar e renovar o edifício. Antes de se mudar para o prédio, a congregação se reuniu em um salão alugado por 15 anos.

Imayuki disse que a aquisão do prédio aumentou muito o comprometimento dos membros.

"Cada membro está investindo tempo e recursos na igreja", disse ele.

Ted N.C. Wilson, presidente da Igreja Adventista a nível mundial, visitou o Centro Cristão Tokai para incentivar os membros ao encerrarem uma série evangelística de três semanas em 20 de maio. A igreja está entre os 161 locais que realizaram reuniões evangelísticas em todo o Japão de março a junho de 2018.

Wilson visitou as instalações e uma horta adjacente que os membros da igreja estão usando para alcançar a comunidade. O pastor falou sobre os planos para também abrir uma escola de idiomas, uma academia e um clube de ciclismo.

"Este centro está planejando fazer todo tipo de coisas interessantes para tentar trazer as pessoas para esse relacionamento precioso com Jesus, até mesmo jardinagem e produção de rabanetes", disse Wilson, segurando um rabanete vermelho recém-tirado, em um vídeo postado em seu Facebook. página. "Deus usa tudo para tocar os corações dos velhos e dos jovens".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Bordo de uma estudante missionária em Hokkaido: Dia 9 (domingo, décima postagem)

Hoje, domingo, foi o dia que mais casas e apartamentos visitei: 189. Mas note que, desses 189, só realmente conversei com 39 pessoas. É quase um quinto do total. E desses 39 encontros, vendi 15 livros. Mas pra conseguir ir às 189 casas, tive que correr, e muito! Numas dessas corridas, tropecei numa escada e cai. Depois a batida ficou inchada e roxa, um hematoma. Então coloquei o remédio que minha mãe me deu, um tipo de grande adesivo. Muito útil. Usei nas minhas costas doloridas no primeiro dia e agora. Hoje também foi o meu recorde de dinheiro. Houve muitas pessoas que não queriam livros e só me deram dinheiro, apesar de insistir que era um presente. Fiquei triste porque essas pessoas não se dão conta de que não é uma questão de dinheiro, embora isso seja uma parte. É sobre elas lerem o livro. Depois contei isso pra Yoriko-san. Ela me orientou que, na próxima vez, é pra responder que  ficaria feliz se eles aceitassem o livro. Iriam me ajudar também se aceitasse

O que é um Centro de Influência?

http://www.adventistas.org/pt/missaoglobal/projeto/centros-de-influencias/ Centros urbanos holísticos que servem para ajudar a satisfazer as necessidades da comunidade. Ellen White conjeturava os centros de ministério que incluiriam instrução no estilo de vida, centros de tratamento, salas de leitura, restaurantes, colportagem, palestras, instrução a respeito de como preparar alimentos saudáveis, etc. Hoje os Centros de Influência podem ter aspecto diferente e oferecer serviços e ministérios diferentes, mas o princípio permanece o mesmo conectar-se às necessidades das pessoas. Ao fazer isso, eles estão modelando a abordagem de Jesus. Ellen White resume isso em cinco passos: O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia. Ministrava-lhes às necessidades. Granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” (A Ciência do Bom Viver, p. 143).  Princípios do ministério de um Centro de Influência: Não ser precon

4 Vídeos de 1 minuto: "Igreja Acolhedora" Parte 1

 A importância do trato pessoal e prático https://www.youtube.com/watch?v=xqDF95fC5KA&feature=youtu.be Quem é amigo da igreja https://www.youtube.com/watch?v=4DCSoG2N-3Q&feature=youtu.be Atender e tratar https://www.youtube.com/watch?v=I3mQhGNuIFM A hora da verdade https://www.youtube.com/watch?v=6w6xPMZnE6c