Pular para o conteúdo principal

"Uma igreja voltada para os de fora". Leia a versão em português da matéria que informa o que a IASD está vivendo no Japão. Faça parte deste movimento: TMI .





<Legenda da foto> Satsuki Yamashiro, 45 anos, parteira do Hospital Adventista de Tóquio, foi batizada na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Amanuma, em Tóquio, em 19 de maio de 2018. Ela foi um dos dois batismos na igreja e a primeira pessoa de sua família a se unir à Igreja Adventista. . (Kazuo Hori / ASI Japão)

Reuniões Evangelísticas Marcantes Transformam Igreja Adventista no Japão
(Por Andrew McChesney, adventistmission.org)


Os membros da igreja alegram-se quando uma “igreja voltada para si mesma” muda seu foco para se tornar uma “igreja voltada para os de fora”.

Os principais líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Japão ficaram chocados quando Masumi Shimada, presidente da Japan Union Conference, disse a eles em 2016 que a sede mundial da Igreja pediu a eles que realizassem reuniões evangelísticas em todo o país em dois anos.

Os líderes se entreolharam e perguntaram: “Por que nós?”

A surpresa deu lugar ao medo quando os líderes consideraram o desafio. Um esforço evangelístico de três semanas em Ruanda havia concluído recentemente com o batismo de um recorde de 110.000 pessoas. A igreja japonesa, em comparação, batizou apenas 328 pessoas em todo o ano anterior.

Durante seis meses, os líderes da igreja japonesa falaram e oraram no escritório da Japan Union Conference em Tóquio. Então eles anunciaram aos pastores da igreja reunidos em uma reunião ministerial especial que reuniões evangelísticas de três semanas seriam realizadas em todo o país em 2018.

A reação? Confusão generalizada.

Mas não mais. “All Japan 2018 Maranatha”/ "Todo o Japão 2018 Maranatha", como são conhecidos os encontros evangelísticos, despertou os membros da igreja de uma forma notável e promete transformar a Igreja Adventista no Japão para sempre, afirmou Shimada.

"Isso é melhor do que eu imaginava", disse ele. “Nos últimos 20 a 30 anos, temos sido uma 'igreja voltada para si mesma. Nós olhamos para dentro. Mas agora somos uma "igreja em busca de resultados. Nosso foco mudou ".

A iniciativa evangelística, que começou em março e abrange 161 locais, resultou em dezenas de batismos a partir de 19 de maio, quando a maior parte das reuniões terminou. Uma contagem final estará disponível após as últimas reuniões concluídas em junho.

Ted N. C. Wilson, presidente da Igreja Adventista a nível mundial, disse que isso era apenas o começo.

"Acho que estamos vendo o começo de uma onda poderosa que cobrirá a Terra através do poder de Deus", declarou ele.

<Legenda> O presidente da Igreja Adventista, Ted N.C. Wilson, liderou uma reunião evangelística na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Amanuma, em Tóquio, em 19 de maio de 2018. (Andrew McChesney / Adventist Mission)

Confusão e Dúvida

Um ano antes, porém, foram levantadas sérias dúvidas sobre se as reuniões poderiam ocorrer. Este artigo é baseado em entrevistas com cerca de três dúzias de líderes da igreja, pastores e membros da igreja em Tóquio e em outros lugares.

A confusão irrompeu entre pastores quando souberam do plano para reuniões evangelísticas de três semanas. Eles só tinham realizado reuniões que duravam de duas a quatro noites. A última vez que uma série evangelística teve mais noites no Japão foi quando os missionários americanos realizaram reuniões de um a três meses logo após a Segunda Guerra Mundial.

Para complicar as coisas, os pastores japoneses viam há muito tempo as reuniões evangelísticas como época de semeadura, uma oportunidade de apresentar aos visitantes a fé adventista. Mas as reuniões de três semanas seriam tratadas como um período de colheita durante o qual as pessoas poderiam entregar seus corações a Jesus e ser batizadas.

Entre as poucas pessoas que rapidamente adotaram o plano estava Toshihiro Nishino, presidente e diretor executivo do Hospital Adventista de Tóquio.

"Quando se trata de evangelismo, acredito que, se houver apenas 1% de chance de sucesso, você terá que fazê-lo", disse ele.

Mas muitos outros questionaram a sabedoria de implementar um programa "Ocidental" em um país onde 95% da população se identificam com as religiões xintoísta e budista. Apenas 0,7% da população do Japão, de 127 milhões, é cristã, e menos da metade frequenta cultos de adoração.


<legenda de foto> Emma Ballesteros, segunda à esquerda, em pé perto de um pôster anunciando as reuniões evangelísticas do Mindoro nas Filipinas. (Cortesia de Emma Ballesteros)

Uma experiência de abertura dos olhos
<link> https://www.adventistmission.org/1400-baptized-after-groundbreaking-evangelistic-drive-in-philippines
Um ponto de virada veio em junho de 2017, quando 48 pastores e líderes leigos viajaram para as Filipinas para liderar reuniões evangelísticas de três semanas sob a direção de Duane McKey, que supervisiona o evangelismo de Envolvimento Total para a Igreja Adventista a nível mundial e serve como presidente da Rádio Mundial Adventista. As reuniões na ilha de Mindoro foram concluídas com o batismo de 1.400 pessoas, incluindo aldeias inteiras, e os falantes de japonês voltaram para casa com um novo entusiasmo pelo evangelismo público.

“Depois de Mindoro, minha vida nunca mais foi a mesma”, disse Emma Ballesteros, uma líder leiga da Igreja Adventista do Sétimo Dia da Central de Tóquio, que viu 18 pessoas sendo batizadas em seu local nas Filipinas.

Ballestero, uma funcionária filipina da embaixada que vive no Japão há 19 anos, disse que a experiência ensinou-a a conduzir uma série evangelística e ajudou-a a superar o medo do palco.

 Mais importante, ela disse: “O Senhor me ajudou a depender do Seu Espírito Santo e não de mim mesmo e a ter um relacionamento e tempo consistentes com Deus”.
Ela retornou ao Japão pronta para pregar - e determinada a encontrar novas maneiras de espalhar o evangelho. No início deste ano, ela criou um grupo de oração online que reúne pessoas de todo o Japão e de alguns outros países. O grupo de sete a 20 pessoas, que se reúne duas vezes por semana, testemunhou respostas incríveis a orações sobre saúde, finanças e outras questões, disse ela.
Outros participantes da viagem das Filipinas contaram histórias semelhantes sobre um relacionamento mais profundo com Jesus e um desejo renovado de compartilhar o Seu amor.
“Foi uma experiência reveladora”, disse Toshio Shibata, secretário executivo da Japan Union Conference. “Muitos lideraram uma campanha pela primeira vez. Não foi mais uma discussão. Eles experimentaram por si mesmos.
<Link> Leia: 1.400 batizados durante a evangelização inovadora nas Filipinas.

<Legenda> Pessoas se reunindo para uma reunião evangelística na Igreja Adventista do Sétimo Dia de Kagoshima, na ilha de Kyushu, no Japão, em 19 de maio de 2018. (@sdakago / Facebook)
Levando todos a bordo
O último desafio foi obter o apoio de membros comuns da igreja, cuja idade média é superior a 65 anos. Sua participação seria essencial para o sucesso das reuniões.
Myunghoon Rha, pastor associado da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Amanuma, em Tóquio, lembrou a relutância de sua congregação, que com 900 membros é a maior igreja do Japão.
"As pessoas eram negativas", disse ele. "Eles disseram: 'Esta é uma ideia do Ocidente que não vai funcionar aqui'".
Mas suas dúvidas não duraram muito, pois viram milagres se desdobrarem diante de seus olhos.
Na igreja de Amanuma, os membros participaram de uma escola de evangelismo ministrada por Ron Clouzet, secretário ministerial da Divisão Norte da Ásia-Pacífico da Igreja Adventista, cujo território inclui o Japão. Clouzet concluiu com uma série evangelística piloto de três semanas em outubro de 2017 que viu 17 batismos, uma figura que surpreendeu os membros da igreja.
Ao mesmo tempo, surpresas se desenrolaram na igreja, como alguém deixando 3 milhões de ienes (US $ 30.000) em dinheiro na mesa do pastor pouco depois de os líderes da igreja orarem pelo encanamento quebrado, e um visitante colocando 1 milhão de ienes (US $ 10.000) na salva de oferta depois de ser impressionado por um sonho de noite.
"Agora nossos membros estão entusiasmados", disse Rha, "eles sabem que Deus está vivo".
Leia: Pastor japonês encontra US $ 30.000 em sua mesa
https://www.adventistmission.org/%E2%80%8Bjapanese-pastor-finds-30000-on-his-desk
Os membros da igreja estão particularmente entusiasmados com o número de visitantes  inesperados. Nos meses anteriores às reuniões evangelísticas, as pessoas começaram a aparecer pelas igrejas adventistas sem nunca terem sido contatadas pelos membros da igreja. Muitos visitantes procuraram a Bíblia por conta própria, ficaram impressionados com a verdade do sábado do sétimo dia e encontraram a Igreja Adventista online.
Leia: O homem japonês tem sonhos de Jesus
https://www.adventistmission.org/%E2%80%8Bjapanese-man-has-dreams-and-visions-of-jesusNo fogo por Cristo
As reuniões evangelísticas acenderam um novo fogo para Cristo nos membros da igreja, disse Shimada, presidente da Japan Union Conference.
"Um membro da igreja me disse que sua igreja estava assustada no início", disse ele. “Mas agora ela disse: 'Isso foi bom para nós'”.
Wilson, que liderou reuniões evangelísticas na igreja de Amanuma, sorriu quando perguntado por que o Japão foi escolhido para reuniões evangelísticas.
"Para responder à pergunta:" Por que o Japão? "Bem, por que não o Japão - e todos os outros lugares?", Ele disse. “O Senhor quer ver todos os lugares na Terra tocados com essa incrível mensagem do Advento e as mensagens dos três anjos levantando Cristo e Sua justiça.”
Wilson elogiou os membros da igreja por abraçar o evangelismo Envolvimento Total de Membros (TMI) no Japão. O Envolvimento Total de Membros é uma iniciativa mundial da igreja que incentiva cada membro da igreja a trazer alguém a Jesus.
"É incrível como os membros da igreja se animaram em seus esforços para tocar os corações e a vida de seus amigos, parentes e vizinhos", disse Wilson. “Isto é exatamente o que Cristo quer que eles façam como Seus discípulos. É incrível ver o que Deus está fazendo no Japão. ”




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Bordo de uma estudante missionária em Hokkaido: Dia 9 (domingo, décima postagem)

Hoje, domingo, foi o dia que mais casas e apartamentos visitei: 189. Mas note que, desses 189, só realmente conversei com 39 pessoas. É quase um quinto do total. E desses 39 encontros, vendi 15 livros. Mas pra conseguir ir às 189 casas, tive que correr, e muito! Numas dessas corridas, tropecei numa escada e cai. Depois a batida ficou inchada e roxa, um hematoma. Então coloquei o remédio que minha mãe me deu, um tipo de grande adesivo. Muito útil. Usei nas minhas costas doloridas no primeiro dia e agora. Hoje também foi o meu recorde de dinheiro. Houve muitas pessoas que não queriam livros e só me deram dinheiro, apesar de insistir que era um presente. Fiquei triste porque essas pessoas não se dão conta de que não é uma questão de dinheiro, embora isso seja uma parte. É sobre elas lerem o livro. Depois contei isso pra Yoriko-san. Ela me orientou que, na próxima vez, é pra responder que  ficaria feliz se eles aceitassem o livro. Iriam me ajudar também se aceitasse

4 Vídeos de 1 minuto: "Igreja Acolhedora" Parte 1

 A importância do trato pessoal e prático https://www.youtube.com/watch?v=xqDF95fC5KA&feature=youtu.be Quem é amigo da igreja https://www.youtube.com/watch?v=4DCSoG2N-3Q&feature=youtu.be Atender e tratar https://www.youtube.com/watch?v=I3mQhGNuIFM A hora da verdade https://www.youtube.com/watch?v=6w6xPMZnE6c  

Novo vídeo Igreja Acolhedora: próximo sábado

O Espírito Santo conduz as pessoas à igreja, e a nossa responsabilidade é fazer o melhor para atendê-las. 
A vida de Cristo nesta terra foi uma vida de serviço e de amor. Foi com amor que o Senhor Jesus atraiu pessoas e alcançou corações carentes pela palavra. Desde os tempos da igreja primitiva é possível perceber uma preocupação sobre como receber e tratar bem as pessoas. O livro de Atos menciona: “Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja…” Atos 15:4. O Espírito Santo conduz as pessoas à igreja, e a nossa responsabilidade é fazer o melhor para atendê-las. 
A vida de Cristo nesta terra foi uma vida de serviço e de amor. Foi com amor que o Senhor Jesus atraiu pessoas e alcançou corações carentes pela palavra. Desde os tempos da igreja primitiva é possível perceber uma preocupação sobre como receber e tratar bem as pessoas. O livro de Atos menciona: “Tendo eles chegado a Jerusalém, foram bem recebidos pela igreja…” Atos 15:4. O Espírit