Pular para o conteúdo principal

Uma história para se contar (Parte 2)



 EM BUSCA DE  CRIANÇAS

Para atrair crianças e adultos da comunidade ao centro, assim que a nova sede foi reformada, planejamos uma Escola Cristã de Férias “Crianças na Cozinha com Jesus” para o inverno de 2018.




Yuji Serafim, filho de um dos anciãos, convidou 2 amigos e os irmãos deles. 


Foram 6 crianças trazidas pela mãe, Patrícia Serafim, num carro. Além de outras da nossa comunidade. 14 ao todo.
As professoras e responsáveis pela programação do Natal envolveram a  todos na  cantata.  Pais e mães e outras visitas estiveram presentes. 7 visitas participaram do musical.  Dentre elas, Yasmim. Divulgamos os projetos e ela participou ativamente da ECF.




EM BUSCA DA TÉCNICA E DE APOIO PARA A HORTA COMUNITÁRIA

 Com o apoio de amigos  brasileiros simpatizantes  do projeto, como  Sandra Wordell, enfermeira jubilada,  Eleni H. Wordell, professora e diretora do MM e MC da UCOB e Emi Otani,  do “Taste and See”, e evangelizadora pela saúde, em São Paulo, apoio e orações de amigos, estabelecemos aos fundos da sede própria,  uma horta comunitária em um terreno alugado de 700m2. 
Era o mês de março deste ano. 
Iniciamos os trabalhos na segunda semana, há, portanto, 4 meses.

Convidamos a família Ishibe para nos assessorar e, nas férias escolares, com o empenho de alguns adolescentes, preparamos os 90 metros iniciais de canteiros com técnica japonesa de plantio natural, sem agrotóxicos ou adubo do Prof. Miura Nobuaki, autor no livro  Gatennoho ( Técnica Agrícola Convincente ), publicado em 2017.  





 



  Usamos muito sussuki (um mato alto e seco) do terreno vizinho,  cedido bondosamente pelo dono japonês e cortado com serra elétrica pela Mika Ishibe e o pastor Guenji Imayuki. Seguindo a técnica “Gatennoho”,  acrescentamos “kuntam” (palha de arroz defumada), folhas secas ( folhas de pêra),  “nuká” ( pó do beneficiamento do arroz), “natane aburá” (bagaço de canola) e  vinagre de maçã diluído 1/100 no subsolo, a 30cm abaixo da superfície, e fechamos com a terra, deixando um mês assim, sem semeadura,  para produzir microorganismos e se tornar em humus para as novas plantas. 






Maykon Y. Meguro Ramos (14) foi o destaque das férias, pois com o incentivo da mãe, Marcia Meguro deu um bom exemplo de companheirismo e ajuda em muitas horas,  cavando, depositando  as sementes nas covas e plantando os guardiões dos canteiros, uma mato especial que atrairá as pragas. 


Ele, Yuji (13), Naoto (10) e Naoki (8) também acompanharam as etapas e se familiarizaram com o preparo de canteiros nos padrões do Prof. Nobuaki. Beatriz, Lucas Anna, Elizeu e Yasmim que moram mais perto, já participaram do plantio e rega. 






Outros como Seya (8), Aiko (7), Elizeu (5) e Yuri (4)  foram introduzidos na produção de mudas por meio de bate papos práticos. Posteriormente, vieram os adultos, Ademar, dando ideias, fornecendo mudas e esguicho,  Sandra e Alessandra, Márcia Meguro plantando  mudinhas e sementes na frente.








Para a conscientização das crianças, membros e pais, temos providenciado ações de plantio de sementes na cozinha experimental e literatura sobre horta e alimentação vegetariana, como a promoção  da leitura do livro Saúde Nua e Crua: alimentos na prevenção e cura de doenças, peso ideal e qualidade de vida, da Dra. Marcia Lobo Vidoto,  incentivada pela Emi, que nos trouxe dezenas de exemplares, em razão de haver membros que necessitavam de uma orientação   específica para algumas síndromes e doenças.  








Enviamos pelo correio os últimos exemplares da obra e atendemos membros estrangeiros de outras províncias com este e outros materiais. 
Também abrimos oportunidade para as palestras do Dr. Eddie Ramirez, do Instituto Weimar, Califórnia,  sobre estilo e qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Bordo de uma estudante missionária em Hokkaido: Dia 9 (domingo, décima postagem)

Hoje, domingo, foi o dia que mais casas e apartamentos visitei: 189. Mas note que, desses 189, só realmente conversei com 39 pessoas. É quase um quinto do total. E desses 39 encontros, vendi 15 livros. Mas pra conseguir ir às 189 casas, tive que correr, e muito! Numas dessas corridas, tropecei numa escada e cai. Depois a batida ficou inchada e roxa, um hematoma. Então coloquei o remédio que minha mãe me deu, um tipo de grande adesivo. Muito útil. Usei nas minhas costas doloridas no primeiro dia e agora. Hoje também foi o meu recorde de dinheiro. Houve muitas pessoas que não queriam livros e só me deram dinheiro, apesar de insistir que era um presente. Fiquei triste porque essas pessoas não se dão conta de que não é uma questão de dinheiro, embora isso seja uma parte. É sobre elas lerem o livro. Depois contei isso pra Yoriko-san. Ela me orientou que, na próxima vez, é pra responder que  ficaria feliz se eles aceitassem o livro. Iriam me ajudar também se aceitasse

O que é um Centro de Influência?

http://www.adventistas.org/pt/missaoglobal/projeto/centros-de-influencias/ Centros urbanos holísticos que servem para ajudar a satisfazer as necessidades da comunidade. Ellen White conjeturava os centros de ministério que incluiriam instrução no estilo de vida, centros de tratamento, salas de leitura, restaurantes, colportagem, palestras, instrução a respeito de como preparar alimentos saudáveis, etc. Hoje os Centros de Influência podem ter aspecto diferente e oferecer serviços e ministérios diferentes, mas o princípio permanece o mesmo conectar-se às necessidades das pessoas. Ao fazer isso, eles estão modelando a abordagem de Jesus. Ellen White resume isso em cinco passos: O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia. Ministrava-lhes às necessidades. Granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” (A Ciência do Bom Viver, p. 143).  Princípios do ministério de um Centro de Influência: Não ser precon

4 Vídeos de 1 minuto: "Igreja Acolhedora" Parte 1

 A importância do trato pessoal e prático https://www.youtube.com/watch?v=xqDF95fC5KA&feature=youtu.be Quem é amigo da igreja https://www.youtube.com/watch?v=4DCSoG2N-3Q&feature=youtu.be Atender e tratar https://www.youtube.com/watch?v=I3mQhGNuIFM A hora da verdade https://www.youtube.com/watch?v=6w6xPMZnE6c